segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Estudo biblico sobre livro de colossenses

Introdução



O autor desta epístola é o apóstolo Paulo, conforme declarado em Colossenses 1: 1. A Epístola aos Colossenses é uma das epístolas da prisão, assim chamadas porque foram escritas por Paulo enquanto ele estava preso em Roma. As Epístolas da Prisão criada Efésios, Filipenses, Colossenses e a Epístola pessoal de Filêmon. 

O ano era por volta de sessenta e dois dC. Quatro mensageiros deixaram Roma sem ser observados, mas cada um deles carrega um documento muito valioso. Tíquico estava carregando a Epístola aos Efésios até Éfeso, onde era o pastor ou a igreja líder. Epafrodito estava carregando uma Epístola aos Filipenses, como período ou pastor em Filipos. Epaphras estava carregando uma Epístola aos Colossenses; aparentemente ele período ou líder da igreja em Colosse. Onésimo estava carregando a Epístola a Filêmon. Philemon era seu mestre, e Onésimo, que fugira, estava voltando para ele.

Esses quatro são epístolas de companheiros e, juntos, foram submetidos a anatomia do cristianismo ou anatomia da igreja. Podemos ver que assuntos tais epístolas cobrem todos os aspectos da fé cristã: 

Efésios é sobre o corpo de pessoas chamadas igreja, do qual Cristo é a cabeça.

Colossenses direciona nossa atenção para a cabeça do corpo que é Cristo. O próprio corpo é secundário. Cristo é o tema. Ele é o centro do círculo em torno do qual gira todo o viver cristão. Colossenses enfatiza o pleroma; Cristo é uma plenitude de Deus. 

Filipenses mostra a igreja caminhando aqui na terra. A vida cristã é o tema; é uma periferia do círculo em que Cristo é o centro. Filipenses enfatizam a kenosis, Cristo se tornando um servo.

Philemon nos dá o cristianismo em ação. Diríamos que é onde a borracha encontra a estrada, ou naquele dia foi onde as sandálias tocaram a estrada romana. Isso demonstra o cristianismo trabalhado em uma sociedade pagã. 

Podemos ver por que esses quatro documentos foram chamados de anatomia da igreja - eles pertencem um ao outro para formar um todo.

Não acho que nenhum carro blindado tenha mais quatro documentos valiosos. Você percebe que se hoje possuísse esses quatro documentos originais como eles vieram das mãos de Paulo, provavelmente conseguiria qualquer preço que desejasse para eles - você teria a riqueza de um rei! Bem, medimos isso em outros termos que não o cifrão; seu valor espiritual não pode ser estimado em termos humanos. 

Nunca estive em Colosse, apesar de ter visto - já o vi à distância. As ruínas estão lá nos portões da Frígia. É na mesma área onde Laodicea e Hierapolis estão. Existem algumas ruínas da cidade; não há ruínas de nenhuma igreja. A igreja de Colosse se reuniu na casa de Philemon. Duvido que alguma vez houve uma igreja ali.

Uma grande civilização e uma grande população estavam nessa área. Period mais ou menos uma porta para o Oriente, para o Oriente; foi chamado de portões da Frígia. Aqui o Oriente e o Ocidente se encontravam. Aqui é onde o Império Romano tentou domesticar o Oriente e colocá-lo sob subjugação romana. 

Colossos period uma grande cidade-fortaleza, como Laodicéia, Filadélfia, Sardes, Tiatira e Pérgamo. Todas essas foram grandes cidades de defesa contra invasões do Oriente. Mas na época de apóstolo Paulo, o perigo havia sido aliviado porque o Império Romano estava praticamente encarregado do mundo até então. Como resultado, o povo havia caído no paganismo e na imoralidade grosseira na época de Paulo. E Colosse era típico das grandes cidades daquele dia.

No que diz respeito ao registro, Paul nunca visitou a cidade de Colosse. Depois de visitar as terras da Bíblia, pude entender muitas coisas nas Escrituras que não havia entendido antes. Por que Paulo não visitou Colossos? Parece que ele não entrou pelos portões da Frígia, mas, em vez disso, entrou no norte de Colosse, em Sardes. Aparentemente, ele tomou o caminho romano para Éfeso e passou por Colossos. 

Embora Paulo nunca estivesse na cidade de Colosse, ele foi o fundador da igreja lá. Epafras era o líder da igreja, e ele pode ter sido o fundador direto, mas Paulo fundou a igreja em Colossos. Ele foi o fundador da mesma maneira que foi o fundador da igreja em Roma: tocou multidões de pessoas no Império Romano que mais tarde gravitaram em Roma e formaram a igreja lá. Paulo pode ter visitado Laodicéia (embora eu duvide disso muito a sério), e os crentes podem ter vindo dali para Colossos. Mas os convertidos do ministério de Paulo em Éfeso definitivamente poderiam ter chegado a Colossos para formar o núcleo daquela igreja. Colosse está localizado a apenas setenta e cinco a cem milhas a leste de Éfeso.

Paulo passou três anos de ministério em Éfeso, dois deles ensinando na escola de Tirano. Havia uma tremenda civilização naquela área - a cultura do Império Romano estava centrada ali. Já não estava centrado na Grécia, que havia se deteriorado bastante junto com sua filosofia e cultura. Mas a cultura grega period viril na Ásia Menor, a área hoje conhecida como Turquia. Foi nessa área que Paulo fez seu maior trabalho junto com seus colegas de trabalho. Havia com ele João Marcos, Barnabé, Silas, Timóteo e, aparentemente, alguns dos outros apóstolos. Sabemos que o apóstolo João se tornou pastor em Éfeso mais tarde. 

A Ásia Menor period um grande centro cultural, mas também era um centro de paganismo, paganismo e religiões misteriosas. Já havia no exterior o que é conhecido como gnosticismo, a primeira heresia da igreja. Havia muitas formas de gnosticismo, e em Colossos havia os essênios. Existem três pontos de identificação para este grupo:

Eles tinham um espírito exclusivo. Eles eram os aristocratas em sabedoria. Eles sentiram que eram as pessoas - tinham conhecimento em um jarro e seguravam a rolha nas mãos. Eles sentiram que tinham o monopólio de tudo. Como resultado, eles se consideravam superpertos em conhecimento e pensavam que sabiam mais do que qualquer um dos apóstolos. Paulo fará um aviso para eles no primeiro capítulo: “A quem pregamos, advertindo todo homem e ensinando todo homem com toda a sabedoria; para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo Jesus ”(Colossenses 1:28). A perfeição não pode ser encontrada em nenhum culto ou heresia, mas em Cristo Jesus. Toda sabedoria é encontrada nEle.

Eles mantinham princípios especulativos sobre a criação. Eles ensinaram que Deus não criou o universo diretamente, mas criou uma criatura que por sua vez criou outra criatura, até que finalmente criou o universo físico. Cristo foi considerado uma criatura nesta longa série de criações. Isso period conhecido na filosofia grega panteísta como o demiurgo. Paulo refuta isso em Colossenses one: 15–19 e two:18.

Outra marca de identificação desse grupo foi sua prática ética de ascetismo e licenciosidade irrestrita. Eles obtiveram o ascetismo da influência do estoicismo grego e a licenciosidade desenfreada da influência do epicurismo grego. Paulo refuta isso em Colossenses 2:16, 23 e three: 5–9. 
Colossenses é o mapa e a bússola que permite ao crente navegar entre a sempre presente Scylla e Charybdis. Por um lado, sempre existe o perigo do cristianismo congelar em uma forma, em um ritual. Isso foi feito em muitas áreas e em muitas igrejas, para que o cristianismo não envolva nada mais do que passar por uma rotina. Por outro lado, há o perigo de que o cristianismo se evapore em uma filosofia. Tive um exemplo disso quando um homem que era liberal em sua teologia me perguntou: “Que teoria da inspiração você mantém?” Eu respondi: “Eu não tenho uma teoria da inspiração. Eu acredito que a Palavra de Deus é a revelação de Deus como ela é. Isso não é uma teoria. ”Encontramos pessoas falando sobre teorias da inspiração e teorias da expiação - isso é a evaporação do cristianismo em uma filosofia.

Portanto, existem dois perigos. Uma é congelar em forma e tornar-se nada além de uma igreja ritualística; o outro é evaporar e se perder no liberalismo e na falsa filosofia. Você se lembrará que o Senhor Jesus disse que Ele era a Água da Vida. Ele não disse: "Eu sou o gelo da vida"; nem ele disse: "Eu sou o vapor da vida". Ele é a Água da Vida - água na temperatura da vida, nem congelando nem fervendo. 

A água da vida é "Cristo em você, a esperança da glória" (Colossenses one:27). Cristo é viver em você. Ele deve andar na rua onde você mora. O cristianismo é Cristo onde vivemos, Cristo no âmago da vida, onde a borracha encontra a estrada.

Sempre houve o perigo de acrescentar ou subtrair algo de Cristo - a heresia mais antiga também é a mais nova, a propósito. O cristianismo não é um problema matemático de somar ou subtrair: o cristianismo é Cristo. É isso que Paulo ensina nesta epístola: “Porque nele habita toda a plenitude da divindade corporalmente” (Col. 2: nine) - nele habita todo o pleroma. Tudo que você precisa é ser encontrado em Cristo Jesus. 

Aqui está uma citação de William Sanday: “Na Epístola Efésica, a igreja é o objeto principal, e o pensamento passa para Cristo como o chefe da igreja. Na Epístola Colossiana, Cristo é o objetivo principal, e o pensamento passa para a igreja como corpo de Cristo. ”

O pensamento dominante nesta epístola é: Cristo é tudo. Ele é tudo que eu preciso; Ele é tudo. Charles Wesley colocou assim em seu adorável hino: “Tu, ó Cristo, é tudo o que quero; mais do que tudo em Ti eu acho. ” 

Charles Spurgeon disse: “Olhe para o seu próprio nada; seja humilde, mas olhe para Jesus, seu grande representante, e alegre-se. Isso poupará muitas dores se você aprender a pensar em si mesmo como estando Nele ”- aceito no Amado, encontrando-O como nosso tudo.

Recebi uma carta de uma querida senhora aqui em Pasadena. Ela tem oitenta anos e não espera viver muito mais, mas está descansando no perdão amoroso de Cristo. Meu amigo, você não consegue encontrar um lugar melhor para descansar. 

Se você está descansando Nele, verá que não precisa passar por um ritual. Você não precisará fazer muitas girações e genuflexões. Você não estará discutindo as teorias da inspiração. Você acredita que a Bíblia é a Palavra de Deus ou não é a Palavra de Deus.

Vamos parar com a chamada abordagem intelectual que encontramos em nossas igrejas hoje. Não é bom. Quando comecei como pastor, tentei ser intelectual. Um ancião da igreja em que eu servia veio até mim e conversou comigo sobre isso, e ele disse: “Preferimos ter um Vernon McGee genuíno do que uma imitação de qualquer outra pessoa.” Veja bem, eu estava tentando imitar homens intelectuais. quem eu admirava. Não precisamos fazer esse tipo de coisa - precisamos ser nós mesmos. Precisamos descer de nossos cavalos altos. Lembre-se de que o Senhor Jesus está alimentando ovelhas, não girafas. 

A seção prática desta epístola mostra-nos Cristo, a plenitude de Deus, derramada na vida dos crentes. A caixa de pomada de alabastro precisa ser quebrada hoje. O mundo não só precisa ver alguma coisa, mas precisa cheirar alguma coisa. A poluição deste mundo está dando um odor muito ruim nos dias de hoje. Precisamos de algo da fragrância e beleza de Jesus Cristo, e somente a igreja tem permissão para quebrar a caixa de unguento de alabastro e soltar a fragrância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é uma mensagem evangelística?

Uma definição de pregação evangelística     A pregação evangelística é um método muito eficaz para alcançar o mundo para Cristo. ...